quinta-feira, 21 de junho de 2007
O tráfico, a droga e a consciência!!
O documentário "Falcão, Meninos do Tráfico" mostra a realidade que muitos brasileiros (a grande maioria), não conhece.
A verdade é que a população prefere 'fingir' que nada acontece ao seu redor. O importante é proteger a si mesmo,e os outros que se virem.
Ninguém sabe ao certo o que se passa numa favela ou na cebeça do 'falcão', nome dado à pessoa que tem a função de vigiar a favela e avisar os traficantes se a polícia esta chegando. Na verdade, não interessa, "não é com a gente". Pra que se preocupar?
O tráfico hoje, é um o principal motivo das mortes, brigas, roubos e o crescimento do uso das drogas. Todo dia é encontrado porções, pequenas e grandes,de todo tipo de droga com adolescentes, crianças, jovens e até, acreditem, idosos. Moradores de rua, crianças na sua maioria, usam crack a luz do dia para quem sabe assim, passar a fome, esquecer que esta na rua e até se aquecer do frio.
Mais o maior problema é que essas pessoas ou crianças, fazem de tudo para conseguir mais e mais. Elas vendem drogas, matam, roubam, batem, tudo para conseguir de novo a droga.
No documentário exibido pelo fantástico em março de 2006, o Brasil parou e chocou-se com depoimentos de traficantes. A realidade: a maoria não tem o nome do pai registrado, querem sair desta vida e ao mesmo tempo não querem, porque ali é o ganha pão deles, dos 16 personagens centrais, 15 foram assassinados.
Na verdade este mercado 'negro' é sustentado por jovens de 15 a 30 anos de classe média e classe média alta.
Chegamos ao 'x' da questão. As famílias que não se preocupam com seus entes jovens, acham que NUNCA seus filhos vão para o caminho das drogas e por isso se protegem de tal maneira do mundo lá fora que esquecem que dentro de casa, muitas vezes, está o contribuinte do tráfico.
Em Rio Preto foi desmantelada uma família de classe média alta, todos com estudos, uns formados e outros estavam completando a faculdade. Se envolveram com o tráfico, mas era um tráfico elitizado. Eles comercializavam remédios de uso controlado por um site na internet, não deu certo. Hoje, eles estão condenados a ficarem longe da família, que sempre deu tudo, filhos e principalmente da liberdade que sempre tiveram. Outro caso é de jovens riopretenses de classe média alta que se envolveram no tráfico de extasy. Um deles, morreu ao transportar no estômago comprimidos da droga do Brasil a Holanda.
Droga, droga, droga. Tráfico, tráfico, tráfico.
Droga é bom, se não ninguém usaria, esta pode ser uma resposta. Mais droga é droga porque faz 'bem' pro fantasioso, pro imaginário. Na verdade pessoas usuárias de drogas se destroem tanto psicológicamente como fisicamente. Tudo que causa dependencia não faz bem. Tudo que vc não consegue controlar, não faz bem.
Tudo que você consegue fazendo o mal pra outras pessoas, não faz bem.
Então só podemos concluir que droga e tráfico ou tráfico e droga, não faz bem e só leva a três lugares: infelicidade (leia-se escuridão), prisão (leia-se dor + pesadelo) e morte (leia-se inferno).
Falcão Meninos do Tráfico não pode simplesmente entrar nas prateleiras empoeiradas das locadoras, mas sim na cabeça e principalmente, nas atitudes das famílias de todas as classes sociais. Quem sabe assim poderemos combater este 'câncer' que o Brasil e toda a população do mundo têm que enfrentar.
segunda-feira, 18 de junho de 2007
A geração do Blog
A geração do blog não é só pra garotada ou jovens que estão começando a entender de internet e querem fazer um diário online.
O blog hoje é usado, muitas vezes, como forma de expressão para muitos jornalistas. E um exemplo disso é o site de blogs de grandes nomes do jornalismo, www.nominimo.com.br. Um site onde jornalistas conceituados e com uma idade avançada para internet, escrevem e usam a total liberdade de expressão.
Agora eles enfrentam problemas, já que jornalistas que já tiveram experiências em vários veículos de comunicação não podem também trabalhar de graça a esta altura da vida e da profissão.
Um site de blog, onde jornalistas escrevem o que bem entendem é mais complicado para arrumar anúncio, mesmo que o site seja acessado milhões de vezes no dia!!!!
O site completou cinco anos no começo do mês e o patrocinador não renovou, o que quer dizer que vai acabar o núcleo de idéias e debates de grandes nomes da imprensa brasileira.
Uma tristesa, já que muitos jovens usam a internet para escrever como foi a balada de ontem, o quão sofrida e dura é a vida deles..enfim, os jovens e a garotada que usam o espaço na internet não discutem idéias, não tentam achar um resultado para problemas como a política. É mais "loco" postar a foto da minha amiga e eu tomando uma cervejinha na festa, ou uma foto minha com cara de menina triste, junto com o texto que reclama do amor, ou se declara para ele...
Acho que nós, jovens jornalistas, não podíamos deixar um site que discute idéias, política, vida, ambiente ir embora assim depois de cinco anos com jornalistas maravilhosos, tentando levar ao novo internauta, uma nova forma de ver um mundo vélho de guerra.
terça-feira, 12 de junho de 2007
Dia dos namorados
Parace que o dia amanhece com bolhinhas de corações explodindo no ar. Um luxo isso!
Dia dos namorados é como dia das mães ou natal. Todo mundo fica feliz, apaixonado e tenta fazer o bem pra outra pessoa, seja tentando conquistar ou presenteando!!!
Mesmo aquele casal que um dia antes quase se matou de tanto brigar, hoje amanhece com beijinhos e como se nada tivesse acontecido!
Mais no fundo, o povo brasileiro merece esquecer, que seja por um dia ou horas apenas, toda a sujeiro e os problemas que nos cercam.
É um roubando aqui, uma corrupção ali, o vizinho que escuta aquele som alto que você não aguenta mais, é teu marido que não levanta da cadeira nem pra pegar um copo d'água. E assim, todos os dias nos deparamos com vários PROBLEMAS, que as vezes nem são tão problemas assim, mais que se transformam, porque no fundo todos nós queremos ter um problema. O pior? esquecemos dos verdadeiros enroscos que temos que enfrentar!
Então, são nestas datas que o povo brasileiro esquece por alguns momentos todas as picuinhas, invejas que o cerca.
Agora descobri o porquê que os políticos de Rio Preto inventam tantos "dia de não sei o que", deve ser para os eleitores equecerem o que realmente rola dentro da Câmara. Mas, isso é um outro assunto!
Voltando ao romantismo do dia dos namorados, o TEM NOTÍCIAS, mostrou 'ao vivo' um casal que completa 60 anos de casados hoje. A senhora que participou do link, está com a doença de alzheimer e o marido abandonou a vida saudável dele para cuidar da amada!!!
A principal mensagem desta história é tentar mostrar ao telespectador que apesar das separações, das traições, mentiras, ainda existem pessoas que largam tudo por amor e pelo amor! O senhor (Seo Juscelino), podia continuar com a vida dele, indo visita-lá, mais seguiu o coração e continua com ela. Aonde eles moram? No Centro Geriátrico de Reabilitação e Hospedagem (Cegerh), ele não precisaria estar ali, mas são 60 anos juntos...
E você? Faria uma coisa dessas, mesmo sabendo que o seu amado não consegue nem te reconhecer ou segurar uma simples colher??
Pensando bem...até que estas datas fazem algum sentido...
Assinar:
Postagens (Atom)